top of page

A difícil tarefa de descarrilar...

Como aprender com as limitações e o ideal de Cristão em cada um de nós.

No mundo de hoje, distorcido por meias verdades, meias mentiras e falsos significados, o ser humano encontra-se recheado de informações..., muitas das quais sequer sabe como lidar. Pois bem, o ideal de cristão que busco tem que – necessariamente – passar pelo modelo que Cristo nos deixou: Amor, Misericórdia, Caridade e Compaixão.


Poderia me desdobrar em muitas linhas sobre “a imagem que temos de Cristo”, mas pouco fazemos para saber qual imagem Cristo tem de nós hoje. Será que hoje posso/podemos ser assemelhado(s) ao Pai? ... Se criados imagem e semelhança de Deus, quando foi que nos corrompemos de novo e esquecemos o que era nosso objetivo maior?


O ideal de cristão que temos, poucas vezes encontrados nos outros, talvez nunca seja encontrado em nós mesmos. Este deve ser retirado do campo das idéias e passar ao campo da prática. Só assim se estabelecem as pontes que permitem a caridade e a santidade assumirem e realizarem seus papéis.


Quando determinada pessoa não se mostra como modelo de cristão a ser seguido, esta mesma tange ou se encontra entre aqueles que devem ser salvos. Cristo com sua Metodologia de Amor, Misericórdia, Caridade e Compaixão nos mostra inúmeras vezes que retirar do profano é o primeiro passo para que a alma possa ser preparada para o encontro com o divino. Com isso, leprosos foram curados, Samaritanas ouvidas, Mulheres não mais apedrejadas após assumirem o compromisso de saírem do escuro e caminharem conforme a Luz.


Um dos lados curiosos da fé é fazer com que pessoas percebam a Misericórdia que se precisa e a Caridade, Amor e Compaixão que precisam ter. Transformações repentinas se vão com igual velocidade. O embate diário é que torna a consciência viva e eficaz.


E através da vida de exercício, de quedas, tombos e descarrilamentos que construímos um caminho real que pode ser bem distante ou mesmo parecido com o ideal. Mas somente o que cai do campo das idéias para a prática consegue a beleza e a leveza de entender as misérias do mundo, compreender as belezas da vida e amar conforme a vontade do Cristo.


Fiquem com Deus,


Catequista Bruno Velasco

4 visualizações0 comentário
bottom of page