top of page

27º Domingo do Tempo Comum, Ano C com Crianças

O dever a cumprir...

Narrador: - Pedrinho, Renatinha e Joãozinho são vizinhos que se encontram no caminho de casa após a Catequese....


Pedrinho: - Hoje a minha Catequista me deu uma estrelinha porque eu decorei os 10 mandamentos... Mas acredita que eu já me esqueci... [fala sorrindo]


Renatinha: - Credo... assim num vale... vou falar com a tia Aurora que você num sabe...


Joãozinho: - Ué, quando ele precisou dizer ele disse... isso num vale não?

(fala olhando para Renatinha... e seguem caminhando)


Narrador: - Ao chegarem na casa de Pedrinho, este faz questão de chamar sua avó para contar o feito...


Pedrinho: - Vóóó Manhê... sabe o que aconteceu hoje?


Joãozinho: (chorando diz:) – Aconteceu que ninguém repara o que eu faço...


Narrador: - A mãe, assustada, tenta entender o porque daquilo tudo e pergunta logo o que aconteceu.


Mãe do Pedrinho: - Menino, me conta logo o que houve?!?!

(Renatinha se antecipa e diz:)


Renatinha: - Deixa eu explicar... O Pedrinhozinho fez todo o dever de casa e o professor deu os parabéns a ele. A Biazinha também fez, só que o professor num disse nada...


Narrador: - Intervendo, uma vez que já tinha compreendido a situação, a mãe fala...


Mãe do Pedrinho: - Meus filhos, as obrigações de cada um devem ser feitas como parte das tarefas de vocês. Vocês não devem esperar por um incentivo, nem por um elogio para fazerem o que é obrigação.

- Por isso, Renatinha, você não deve ficar triste. Papai do Céu sabe que você fez o dever e que é uma menina boa.

- Pedrinho, meu filho, não deves se gabar de fazer o que te cabe. Pare com isso! Seu esforço foi o que era esperado de você, somente isso. Os frutos disso estarão no seu futuro e se chama compromisso!

(crianças cercam a mãe do Pedrinho se abraçam-na pelas pernas)


Narrador: - Jesus tenta nos levar à realidade lembrando-nos que somos servos de Deus e que o servo deve estar sempre disponível às necessidades do Senhor. Cumprir com as tarefas é parte do trabalho que neste caso se chama EVANGELIZAÇÃO. Seja você também um servo do Senhor! Caminhando com Jesus, todos são chamados a assumirem suas cruzes, esta não pesará, pois o jugo do Senhor é suave!


É também da família de Deus aqueles que plantam as Boas-Novas do Senhor!


FIM


Elaborado pelo Catequista Bruno Velasco

44 visualizações0 comentário
bottom of page