top of page

3º Domingo da Páscoa, C com Crianças

Equipe de liturgia infantil Paróquia Nossa Senhora do Caminho.


Quem avisa amigo é!!

Bom dia, criançada!! Meu nome é Zé. Eu vou contar uma história pra vocês que aconteceu lá no meu sítio, que fica lá pras banda de Patrocínio, mas num é de Minas não, é de Patrocínio Paulista.

Tinha um ratinho que morava no paiol lá do sítio, com sua família, mas ele era um ratinho muito do organizado. Gostava da sua casinha limpinha e bem arrumadinha. Certo dia uma barata forasteira chegou lá com um pacote muito estranho, que fazia um barulinho mais ou menos assim: zzzzzzzzzzz.


E o ratinho muito cuidadoso, ficou de olho nela, quando de repente... ela abriu o pacote e vocês não podem imagina que saiu de dentro, um monte de mosquito bomba da dengue. O ratinho desesperado, saiu desembestado pedindo ajuda pra todos os bichos do sítio. Foi primeiro no galinheiro:


R: - Dona galinha do céu. Você não sabe que está acontecendo aqui no sítio!!

G: - Cócócóro e não quero saber.

R: - Mas é caso de morte. Uma barata forasteira trouxe mosquito bomba da dengue pra cá.

G: - Tô nem aí. Mosquito não morde galinha mesmo. O que me mata é gripe aviária e essa vem de bem longe, lá da Ásia, e vai saindo que você está me atrapalhando a pintar minhas unhas.


O ratinho então foi direto no chiqueiro.

R: - Seu porco, está acontecendo uma tragédia.

P: - Que foi, o milho acabo?

R: - Não, seu porco! É que uma barata forasteira trouxe pro sítio mosquito bomba da dengue, e com isso estamos todos perdidos!

P: - Nós quem?? Eu não pego dengue, o que me pega é a gripe suína, e esse ano estou até vacinado. E vai chispando que estou muito cansado.

Mesmo assim o ratinho num desistiu e foi ao curral fala com a dona vaca.

R: - Dona vaca, você num sabe o que aconteceu! Uma barata forasteira trouxe mosquito bomba da dengue pra cá.

V: - Que isso ratinho, você ta doido! Até parece que pego doença da vaca louca!! Pode sair de perto de mim!!


E com isso ninguém acreditou no ratinho e não fizeram nada para impedir que os tais mosquitos bomba da dengue se empalhassem. Aí, numa tarde a Rosinha, minha mulher, foi molhar as plantinhas dela. E num é que um desses mosquito picou ela. Coitadinha, ela caiu de cama. Então resolvi faze uma canjinha pra ela melhora. Vocês sabem o que a gente usa pra faze canja, não sabe. Pois é lá se foi a galinha!!

Nisso os parentes vieram tudo pra visitar a Rosinha, e o pior aconteceu, todo mundo foi picado pelos tais mosquitos e caiu tudo doente. Aí eu precisei faze uma vaca atolada e umas costelinha de porco com canjiquinha pra eles melhorarem.Vocês também sabem o que precisa pra faze isso tudo não é. Pois é lá se foi a vaca e o porquinho.


Enquanto isso os outros bichos resolveram ajudar o ratinho. Fizeram um mutirão e limparam o sítio e com isso os mosquitos bomba da dengue se foram. Pois é criançada quem avisa amigo é. O ratinho quis que todos acreditassem no mal que estava rondando o sítio.Os que não deram ouvido foram os primeiros a morrer, mas aqueles que reconheceram, no ratinho seus gestos de amor ao próximo, esses se salvaram.


Jesus nos chama a ajudar aos outros, não deixar que nossos irmãos sofram. Porque fizemos com Deus um pacto de amor. Então é preciso enxergar em Jesus seus gestos de bondade para com cada um de nós e tentar imitá-lo no nosso dia-a-dia, com ações concretas. Amém.




Samantta - coordenadora diocesana

Núcleo Ministério para Crianças RCC Uberlândia


175 visualizações0 comentário
bottom of page