top of page

4º Domingo da Páscoa, C com Crianças

Núcleo Ministério para Crianças RCC Uberlândia.


ACOLHIDA


Comentarista: Bom dia! É com muita alegria que iniciamos mas uma santa missa.


Fantoche: Bom dia! ai eu já estava com saudades de ter mais um encontro com Jesus.


Comentarista:: Eu também amiguinho.


Fantoche: Hoje eu tenho tanta coisas pra falar pra Jesus. Quero contar da minha semana. Agradecer pela vida da mamãe pois estava doente e melhorou.


Comentarista: Eu também quero falar muito com Jesus hoje e sabe amiguinho eu toruxe um presente pra você.


Fantoche: oba! Adoro presente.


(entregar uma vela ao fantoche)


Fantoche: Ué uma vela?


Comentarista: é amiguinho é pra você se lembrar que Jesus te convida a ser luz das nações. aonde você estiver você deverá levar o amor e a alegria.


Fantoche: obrigado, não vou me esquecer de ser luz para meus amigos e para minha família.


Comentarista: E para todos até para quem não conhece. Vamos convidar o padre para entrar e iniciar essa santa missa? Em pé, cantando com alegria....


ATO PENITENCIAL


(Leve um desenho de uma vela acesa e outro da chama apagando até ela apagar. Coloque palavras que representam o pecado a medida que for mostrando a imagem com a luz apagando)


Comentarista: Crianças vocês perceberam que eu presentiei (falar o nome do fantoche) com uma vela. Na verdade todos nós também recebemos essa missão de ser luz. Mas uma pessoa que leva a luz fica no escuro? Não. Quem está em Jesus não pode estar nas trevas e se entregar ao pecado. Tem muita coisa que apaga a nossa luz como a mentira, a inveja, a desobediência.... Quem aqui quer ficar na escuridão? Quem quer ser luz? Então precisamos reconhecer que somos pecadores e pedir perdão. Vamos juntos: Senhor Jesus sei que errei e sou pecador por isso quero te pedir perdão por todos os meus erros, pelas vezes que menti, desobedeci, respondi os meus pais.... Senhor Jesus tende piedade de mim, Cristo Jesus piedade de mim.


HOMILIA


(duas pessoas, uma vestida de pastor com uma ovelha de pelucia no braço e um cajado no outro e outra vestida deuma outra profissão- estudante, admnistrador)


Pastor: Bom dia amigo!


P2: Bom dia!


Pastor: Como vão as coisas?


P2: Muito bem, sabe amigo eu queria mesmo te encontrar. Queria entender melhor sua vida de pastor.


Pastor: Mas por que essa curiosidade agora?


P2:Eu trabalho arduamente o dia todo e vejo você pra cima e pra baixo com essas ovelhas. Parece tão fácil.


Pastor: Você que pensa. Esse é um trabalho difícil como o seu. Preciso escolher os melhores pastos, observar se nenhuma está ferida. Estar atento senão o lobo aparece, não posso nem piscar os olhos.


P2: Que valor tem isso? Elas nem falam com você.


Pastor: Errou de novo. Conheço cada uma pelo nome. Elas reconhecem minha voz. Quando precisam de mim, berram me chamando. Eu dou minha vida por elas e elas ganham vida em mim.


P2: então se parece com o que Jesus faz por nós?


Pastor: Explique melhor.


P2: Imagine que você é Jesus. As ovelhas somos nós. Jesus sempre procura o melhor caminho pra nós. Ele nos ama a cada um e de maneira especial. Ele nos conhece, nos chama pelo nome, nos protege do pecado que se parece com esse lobo querendo nos devorar.


Pastor: E quando precisamos é só chamar que ele nos atende, consola, conforta. Assim como as ovelhas me ouvem e obedecem, nós devemos ouvir a voz de Jesus e obedecer o seu chamado. Devemos fazer aquilo que ele nos pede. amar o próximo como a nós mesmos.


Samantta - coordenadora diocesana

Núcleo Ministério para Crianças RCC Uberlândia

148 visualizações0 comentário
bottom of page