top of page

O caráter indelével do Batismo


Diz o Catecismo da Igreja Católica :

1272.Incorporado em Cristo pelo Batismo, o batizado é configurado a Cristo. O Batismo marca o cristão com o selo espiritual idelével da sua pertença a Cristo. Esta marca não é apagada por qualquer pecado, mesmo que o pecado impeça o Batismo de produzir frutos de salvação. Ministrado uma vez por todas, o Batismo não pode ser repetido.


Pelo Batismo todos os homens se tornam irmãos de Jesus Cristo; todos, ricos e pobres, são elevados à mesma categoria.


Dauphin, pai de Luís XVI, rei de França, dizia a seus filhos :


- A Religião não faz distinção entre o rico e o pobre. Regenerados pelo mesmo sacramento, um e outro, são igualmente filhos adotivos de Deus, e é maior aos olhos de Deus aquele que melhor cumprir a vontade do Pai celeste.

Dois dos seus filhos foram batizados em casa, particularmente, de emergência, após o seu nascimento. Quando atingiram o uso da razão, foram levados à Igreja para se completarem as cerimônias, como é costume.


Dauphin, pedindo que lhe trouxessem o livro dos assentos de Batismo, os livros do Registo Paroquial, mostrou aos seus filhos os nomes dos que foram registados imediatamente antes. Eram exatamente crianças, filhas de gente pobre.


E Dauphin disse aos seus filhos :


Vós sabeis que, aos olhos de Deus, não valem títulos humanos. Vós sereis um dia, aos olhos do mundo, maiores que estes seres humanos. Vós sereis um dia, aos olhos do mundo, maiores que estas crianças, mas elas serão maiores que vós se forem mais virtuosas.

Nos documentos oficiais usam-se, sobre as assinaturas e sobre os selos, um carimbo ou um selo em branco. Tanto um como o outro, dificilmente se apagam e servem de garantia e autenticidade dos ditos documentos.


Embora mal comparado, também o Batismo confere a autenticidade da união do novo cristão a Deus, e marca-o ou consagra-o para o serviço de Deus através do seu sacerdócio batismal.


Assim nos diz o Catecismo da Igreja Católica :

1273. - Incorporados na Igreja pelo Batismo, os fiéis recebem o carácter sacramental que os consagra para o culto religioso cristão. O selo batismal capacita os cristãos e obriga-os a servir a Deus na participação viva na santa Liturgia da Igreja, e a exercer o seu sacerdócio batismal pelo testemunho duma vida santa e duma caridade eficaz.


Por causa deste carácter sacramental, o Batismo, portanto, não pode ser recebido outra vez.


1274 . – O “selo do Senhor” (“dominus character”:Santo Agostinho,Ep.98,5) é o selo com que o Espírito Santo nos marcou “para o dia da redenção”(Ef.4,30).”O Batismo é, efetivamente, o selo da vida eterna” (Santo Ireneu, Demonstr.3). O cristão que tiver “guardado o selo” até ao fim, qer dizer, que tiver permanecido fiel às exigências do seu Batismo, poderá partir “marcado pelo sinal d fé”(MR,Cânon Romano 97), com a fé do seu Batismo, na expectativa da visão bem-aventurada de Deus – consumação da fé – e na esperança da ressurreição.


A nossa alma, regenerada pelas águas batismais, pode de novo ser manchada pelo pecado mortal, que destrói nela a vida da graça, a amizade de Deus, mas há uma coisa que nunca desaparece, que é o Carácter Batismal.


O Carácter Batismal é uma marca espiritual, profunda e indelével, uma espécie de semente de vida divina, que nós podemos impedir que germine, mas não podemos destruir. Ela permanece semente indestrutível, sempre pronta a germinar de novo, cada vez que, pelo arrependimento e pela confissão dos nossos pecados na sacramento da Reconciliação, nos voltarmos de novo para Deus. S. Luiz, rei de França, costumava dizer :


Amo a capela do castelo onde fui batizado, muito mais do que a Catedral de Reims onde fui coroado rei, porque a dignidade de filho de Deus com que fui marcado no Batismo, é maior do que a dignidade de rei; na morte perderei a dignidade de rei mas, como filho de Deus, obterei a vida eterna.


O Batismo não é um fim, uma meta ao longa da nossa vida; ele marca antes o início de uma longa viagem e abre-nos o campo para uma luta constante. “Quem não renascer da água e do Espírito Santo, não poderá entrar no Reino dos Céus”. O Batismo imprime na alma um carácter indelével. O Carácter Batismal é uma semente de vida divina.



John Nascimento

1.145 visualizações0 comentário
bottom of page